A nossa Comunidade, como muitas outras, tem duas formas de vida: Parcela de Vida e parcela de Aliança.
Comunidade de Aliança é a parcela de membros que também realiza a entrega de sua vida a Deus, dedicando parte de seu tempo à vida e à missão da Comunidade, residindo em casa particular, desempenhando sua vivência missionária nos mais diversos ambientes onde estiverem inseridos.
Estes membros mantêm seus empregos no século, onde deverão viver de forma a testemunhar sua entrega e serviço ao Senhor, impregnando os ambientes onde vivem de forma a transformá-los, pela força do carisma Corpus Christi, segundo o Evangelho.
A Comunidade de Aliança é um poderoso instrumento de evangelização para o mundo, uma vez que os membros que dela fazem parte, podem trabalhar nas indústrias, nos comércios, nas prestadoras de serviços, nos consultórios, nos escritórios, nas escolas e em tantas outras áreas, possibilitando que a Boa Nova chegue a lugares onde jamais se imaginou. É através do testemunho de vida, de uma postura cristã e social firmes, que tais membros conseguem, pela ação do Espírito Santo, levar muitas pessoas a um encontro pessoal com o Senhor.
Os membros da Comunidade de Aliança participam das atividades da Comunidade Corpus Christi nos horários livres e têm as mesmas responsabilidades que os membros da Comunidade de Vida no tocante à missão e fazem a mesma oblação como entrega de vida ao Senhor nesta obra.
Todos os membros da Comunidade passam pela experiência de “viver na aliança”, sendo que o tempo mínimo para uma pessoa passar a morar na Comunidade, ou seja, na Parcela de Vida, vai de um ano e meio a dois anos.
Fazem parte da parcela de vida da Comunidade os missionários que, sentindo-se chamados por Deus deixam seus trabalhos particulares e passam a dedicar-se inteiramente a vivência fraterna, a oração e a vida missionária.
Os irmãos que fazem essa escolha abdicam de receber um salário pelos trabalhos que realizam, e colocam tudo o que são e tudo o que tem em comum, sendo assim, fazem a experiência de dizer com alegria, a cada dia, um não aos gostos pessoais e um sim as necessidades comunitárias. Nesse sentido, é uma escolha muito semelhante a do casamento onde um “morre na própria vontade” para fazer o outro feliz.
Para fazer essa escolha, o missionário deixa a antiga profissão, a casa dos pais, (pois na maioria dos casos são jovens que moravam com os pais), a busca pelos próprios projetos e sonhos de outrora… Não que essas coisas sejam um mal, pelo contrário, são valores importantes da nossa vida, o que acontece é que essas pessoas buscam responder a um chamado de Deus para realizar um “bem maior”, a dedicação total de suas vidas para a realização da vontade/salvação de Deus aqui na terra. Como um colecionador de jóias que encontra uma pedra extremamente rara e preciosa e para obtê-la, vai e vende todas as outras que tem a fim de possuir aquela pedra. (Cf.:Mt 13,44)
Caso você tenha se interessado e deseje conhecer mais ou esclarecer algumas dúvidas nos procure, podemos nos falar por e-mail ou pessoalmente.
e-mail: comunidade@corpuschristi.org.br
Fone: (19) 3455-4487