A missão de construir um lar



15 agosto, 2014


Você sabe o que significa casamento?

Pelo dicionário da língua portuguesa, casamento significa união legítima do homem e mulher; matrimônio; cerimônia ou festa em que se celebra essa união; aliança.

Sabemos de tudo isso, ou pelo menos fingimos que sabemos. O casamento é a íntima, exclusiva e indissolúvel comunhão da vida e de amor assumida por um homem e por uma mulher, portanto, não é tão simples quanto parece.

Envolve a vida inteira de uma pessoa com a outra. A entrega dessa vida deverá ser tão íntima e completa, que se tornam um só corpo e uma só alma (sem perder a individualidade de cada um, é claro).

Porque muitos casais se casam com o pensamento “se não der certo a gente se separa?” Porque estão sufocados com que o mundo prega, (“Antes de construir um ninho no telhado, aprende a voar” – Provérbio Espanhol). Por isso é importante cada fase de preparação para o casamento: a fase da paquera, do namoro, do noivado… Justamente para conhecer a pessoa com quem está se envolvendo.

No livro do Gênesis, quando é pronunciado pelo Criador “crescei e multiplicai-vos”, isso mostra que primeiro o casamento deverá ser crescimento mútuo para o casal e após esse crescimento se torna um amor fecundo, onde começa a procriação dos filhos; o casal deixa de ser apenas casal e se torna família.

Também no casamento somos responsáveis por aquilo que fazemos, que não fazemos e o que impedimos o outro a fazer; exige maturidade, responsabilidade e seriedade, ou seja, no casamento não é querer alguém construído, mas construir alguém!

No livro “Pequeno Príncipe” (Antoine de Saint Exupéry) tem uma frase que se aplica muito sobre o casamento: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.O que você está cativando? Intrigas, ciúmes, maldições, infidelidade, egoísmo…? Ou está cativando amor, parceria, carinho, compreensão, fidelidade…? Ou ainda você está cativando alguma outra coisa?

Reze e peça para que o Espírito Santo de Deus possa te iluminar, possa te ajudar nesta construção que infelizmente não saberemos como será o fim dela, mas se sabermos cultivar, cativar, com certeza terá um final abençoado.

Deus abençoe!

Sabrina Ometto Bombacini – Oblata Corpus Christi



COMPARTILHE ESTA PAGINA


Deixe um comentário

     
 Notícias

  14 dez, 2015
Papa abre a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão

  13 dez, 2015
Pais perdem guarda dos filhos por serem “muito cristãos”

  13 dez, 2015
Bispos norte-americanos pedem ação urgente contra ‘pecado mortal’ da pornografia

  21 abr, 2015
O número de católicos aumentou 12%


 O que estamos fazendo
 
  1 nov, 2016
… para a galerinha de 08 a 10 anos

  29 jun, 2016
Não perca!