Ave Verum Corpus Natum de Mariae Virginis



4 junho, 2014


Pela ocasião, não deveríamos falar aqui sobre o Corpo de Cristo?

Seguramente, não poderemos falar do Corpo de Cristo, O Corpus Christi, sem nos atermos ao fato que o Senhor Jesus teve um Corpo na terra e este nascido da Virgem Maria.

‘‘Salve, Ó verdadeiro Corpo, nascido da Virgem Maria’’

O Criador se submete as suas criaturas, esperando dela o consentimento para se fazer um de nós – esperou o «sim» da Virgem Maria – e sendo o Criador deixou-se aniquilar totalmente por aqueles que ama, àqueles que o mataram, pregando-O na Cruz.

Assim como Deus escolheu a Santíssima Virgem Maria para nos dar o Salvador, é também por vontade de Deus que Jesus, como último ato nesta terra antes da sua morte, deu-nos a Virgem Maria por Mãe e ainda nos deu à Ela por filhos: «Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa» (Jo. 19, 26-27)

Há nesta Palavra de Jesus três coisas que gosto sempre de observar.

1ª – Jesus chama sua Mãe de ‘Mulher’, e assim o faz todas as vezes que se refere a Ela nos Evangelhos, por ser Ela «A Mulher» citada no Apocalipse 12, 1: «Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.»

2ª – Ele indica-lhe o discípulo que amava dizendo a Ela: ‘‘…eis aí o teu filho’’

Nesta hora Jesus entrega Àquela que é a Mãe de Deus, toda a humanidade, na pessoa de João, e dá a João a sua própria mãe por Mãe dele, fato que nos faz entender que realmente Jesus não tinha outros irmãos de sangue, porque ‘‘…dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa’’, o que certamente não faria se ela tivesse outros filhos.

3ª – A terceira e última observação, que quero partilhar com você, é que: ‘‘Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe . . .’’

Jesus, «vendo» sua Mãe a quem amava como Filho e como Deus, e que perto Dela estava o discípulo que Ele também amava, entregou um ao outro, portanto, é o que Jesus fez por amor e é o que Jesus continua fazendo por amor: nos dá sua Mãe por nossa Mãe e nos dá à Ela como filhos e filhas, por sermos seus discípulos amados.

Se Jesus Deus se fez Homem, por ter a Virgem Maria  O concebido em seu Sacratíssimo Corpo, é Ela quem nos aceita como dom de Jesus, para nos gerar para Deus à partir de seu Sacratíssimo Coração.

Nós também sabemos por experiência que a Santíssima Virgem é sim, Mãe de Deus e Nossa Mãe. Ela mesma deu a sua carne e sangue ao Filho de Deus, como não se dará também a nós!

Maria, Mãe da Eucaristia, rogai por nós!

Comunidade Corpus Christi


COMPARTILHE ESTA PAGINA


Deixe um comentário

     
 Notícias

  14 dez, 2015
Papa abre a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão

  13 dez, 2015
Pais perdem guarda dos filhos por serem “muito cristãos”

  13 dez, 2015
Bispos norte-americanos pedem ação urgente contra ‘pecado mortal’ da pornografia

  21 abr, 2015
O número de católicos aumentou 12%


 O que estamos fazendo
 
  1 nov, 2016
… para a galerinha de 08 a 10 anos

  29 jun, 2016
Não perca!