Por que jejuar na Quaresma?



23 fevereiro, 2014


Existem muitas formas de penitenciar durante a quaresma e uma delas é o jejum. Mas primeiro vamos entender o que é a quaresma.

Depois que Jesus foi batizado por João, é levado ao deserto pelo Espírito e ali fica durante quarenta dias sem comer, no final Ele é tentado três vezes por Satanás (cf. Mt 4,1-11).

Jesus cumpriu em sua vida terrena a fidelidade de todo o plano de salvação de Deus Pai recusando as tentações de Satanás; pois na desobediência Adão pecou, na infidelidade o povo de Israel ficou quarenta anos no deserto e ao contrário disso Jesus, é totalmente obediente e fiel à vontade Divina.

Todo ano a Igreja proporciona aos fiéis a viver com Jesus no deserto esses quarentas dias. Deserto, o que se pode pensar quando se lê essa palavra.

O deserto é um lugar onde de dia faz muito calor e a noite muito frio, onde há escassez de água e comida, onde também tem muita solidão. A pessoa que vai para o deserto, precisa ir bem preparada, com água, alimentos, equipamentos e etc, mas tudo restrito por não poder carregar muita coisa e também precisa estar preparada fisicamente por causa desses aspectos que citei acima. Imagina se essa pessoa resolver consumir tudo que tem de alimento por sentir vontade,  não terá alimentos para os outros dias.

Essa reflexão faz pensar que o ser humano é conduzido por suas vontades e se deixa dominar por elas muitas vezes. O jejum mortifica a carne contra suas próprias vontades, também ensina muitas outras coisas, como partilhar com quem não tem, a se alegrar nas adversidades e muitas outras coisas que o próprio Espírito Santo nos ensina.

A Igreja no Código do Direito Canônico  diz que: “Toda sexta-feira do ano é dia de penitência a não ser que coincida com solenidade do calendário litúrgico. Os fiéis nesse dia se abstenham de carne ou de outro alimento, ou pratiquem alguma forma de penitência principalmente obra de caridade ou exercício de piedade.

A quaresma é um tempo propicio para que se inicie esse tipo de penitência aprendendo a dominar a nossa carne e que se pode levar isso para o ano todo.

Thalita Oliveira - Oblata Corpus Christi


COMPARTILHE ESTA PAGINA


Deixe um comentário

     
 Notícias

  14 dez, 2015
Papa abre a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão

  13 dez, 2015
Pais perdem guarda dos filhos por serem “muito cristãos”

  13 dez, 2015
Bispos norte-americanos pedem ação urgente contra ‘pecado mortal’ da pornografia

  21 abr, 2015
O número de católicos aumentou 12%


 O que estamos fazendo
 
  1 nov, 2016
… para a galerinha de 08 a 10 anos

  29 jun, 2016
Não perca!