Comentário do Evangelho do dia 04/12/2016
2º Domingo do Advento (Mt 3, 1-12)
Patrícia Camacho – Discípula Corpus Christi
São Mateus narra neste evangelho a vida de João Batista anunciando a vinda de Cristo que virá para salvar a humanidade.
Jesus veio para trazer a salvação a todos, porém nem todos chegam a salvação, pois se trata de querer e buscar, com decisão, a vontade de Deus. Todos nós, pecadores, precisamos viver determinados a não mais pecar. Precisamos deixar a nossa vida “farisaica” de achar que tudo o que fazemos já é mais que o suficiente e justo e por isso a salvação já chegou e pronto, agora só falta morrer… Sempre há alguma coisa que podemos e devemos melhora. Devemos dar provas com a nossa própria vida, vivendo uma conversão verdadeira. Por isso, João Batista nos diz hoje: Produzi frutos que provem a vossa conversão. Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’, porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão.
Deus nos espera com uma resposta convertida, pois nos deseja com Ele no céu. Por isso a misericórdia ultrapassa os limites da justiça e chega até aqueles que vivem como filhos de Deus. Fora da misericórdia, longe do olhar do nosso Pai, só nos resta a justiça.
Que possamos nesse 2º domingo do advento pedir a graça da conversão da nossa vontade de sermos salvos, e assim aguardar a vinda Daquele que vem para nos levar para casa!
Deus abençoe!
Um ótimo domingo a todos!