Comentário do Evangelho do dia 15/11/2016
33ª Semana Comum (Lucas 19,1-10)
Valter Evaristo Gonçalves – Oblato Corpus Christi
Querido irmãos, Graça e Paz.
O Evangelho de hoje nos mostra, o valor do exemplo, de boa conduta e postura. È o que permite Jesus transformar os corações, buscar e salvar a quem está perdido, pois ouvindo a voz de Jesus, somos convidados a abrir-lhe a porta da nossa vida para que entre, faça morada e nos traga a salvação, portanto para nos converter de uma conduta apagada e fria e nos revestir da riqueza e pureza na fé, Deus envia seu filho, que procura e salva o que estava perdido, então somos convidados a ouvir a voz de Jesus e abrir-lhe a porta da nossa vida, para que entre e faça morada em nós e nos traga salvação.
Jesus está a caminho de Jerusalém, onde ocorreria o desfecho de seu ministério, com sua pregação aos peregrinos e a repressão que o levaria a morte. Quando Jesus passava entre as multidões, uns corriam a frente, outros ficavam parados, outros o seguiam e outros nem sequer dava atenção.
Mas Jesus continua passando, qual é a nossa postura? Claro que cada um de nós deve responder por si próprio, pois Jesus simplesmente continua passando.
O Evangelho de hoje nos fala de Zaqueu, que queria ver Jesus. Por ser de baixa estatura, Zaqueu sobe em uma árvore. Com a passagem de Jesus e se falando em postura observamos a postura de Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos, aquele que recebia dinheiro do povo e entregava aos romanos, diante disso, claro que não era uma pessoa bem quista pelo próprio povo, mas Zaqueu hoje nos mostra a postura de um Cristão, primeiro ouviu falar de Jesus e teve desejo de vê-lo, superou os obstáculos, abriu o coração para Jesus e assumiu a mudança de vida.
Zaqueu teve o desejo de ver Jesus, de se encontrar com ele, de conhecê-lo, Jesus olha para Zaqueu, e poderia talvez falar as mesmas coisa que os outros diziam de um cobrador de impostos, mas Jesus o chama pelo nome “Zaqueu”, desce depressa.
Este Jesus misericordioso nos chama pelo nome pronuncie seu nome:…………., desce depressa, hoje eu devo ficar na tua casa.
Desejamos ver Jesus, mas só desejo não basta, é preciso caminhar com ele para podermos encontra-lo, e caminhar é simplesmente superar obstáculos, obstáculos que muitas vezes nós mesmos é que colocamos em nosso caminho, quando colocamos as nossas “coisas” em primeiro lugar, não abrimos o coração para Jesus, e não assumimos um novo modo de vida. Jesus quer e precisa de uma nova postura de nossa parte.
Pois só assim, Jesus vai dizer: Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também tu és filho de Deus.
Paz e Bem!