“Guia-me Senhor no caminho de vossos preceitos?”



27 setembro, 2016


Comentário do Evangelho do dia 27/09/2016
Terça, 26ª Semana Comum (Lc 9,51-56)
Memória de São Vicente de Paulo
Valter Evaristo Gonçalves – Oblato Corpus Christi


O Evangelho de hoje nos mostra que todos nós somos convidados a participar e a nos dedicar à construção do Reino, onde devemos ser atuantes e empenhados no compromisso com Jesus, ainda que os sofrimentos e as dificuldades às vezes nos levem a questionamentos, cabe-nos assumir o caminho de Jesus com decisão.

Com isso Jesus aponta que o caminho é buscar a realização da vontade do Pai, onde se integra aos apelos ao desprendimento, das riquezas, dos bens e da família, e na opção proprietária por Jesus.

O Reino pertence aos pobres e aos pequenos, isto é, aos que o acolheram com o coração humilde. Jesus é enviado para “evangelizar os pobres”, declara-os bem-aventurados, pois o Reino dos Céus é deles, foi aos pequenos que o Pai se dignou revelar o que permanece escondido aos sábios e aos entendidos.

Jesus compartilha a vida dos pobres desde a manjedoura até a Cruz; conhece a fome, a sede e a indigência. Mas ainda se identifica com os pobres de todos os tipos e faz do amor ativo para com eles a condição para se entrar em seu Reino.

Quando se completaram os dias de sua elevação, Jesus tomou resolutamente o caminho de Jerusalém. Com esta decisão, indicava que subia a Jerusalém, pronto para morrer, por três vezes tinha anunciado sua Paixão e sua Ressurreição.

Ao dirigir-se para Jerusalém, disse ”Não convém que um profeta não pereça fora de Jerusalém” (LC 13,33).

Jesus nos apresenta o Reino de Deus, o Reino dos Céus, não como uma organização, uma dominação, mas um mistério de amor a ser vivido: um desafio às pessoas que devem aceitar ou não esse Reino, decidir-se a favor ou contra Jesus e sua Boa Nova. É o Reino da felicidade que o Pai manda seu filho Jesus revelar aos homens; mas estes devem decidir-se livremente. O Reino aqui, não imposto, mas oferecido ao homem livre: esta é a salvação. Deus quer que todos se salvem, oferece-lhes todos os meios, mas respeita a livre decisão de cada um, como filhos de Deus, livres.

Hoje comemoramos São Vicente de Paulo Presbítero e Fundador; Vicente (frança, 1581-1660), fundador da Congregação da Missão (Lazaristas) e das filhas da Caridade (Vicentinas), foi apóstolo da caridade entre os pobres, doentes e sofredores. O amor com que trtou os mais necessitados espelhava o próprio Cristo.

São Vicente de Paulo, rogai por nós. Amém.

Paz e Bem!


Referências Bíblicas: Liturgia Diária Setembro de 2016 | Catecismo da Igreja Católica



COMPARTILHE ESTA PAGINA


Deixe um comentário

     
 Notícias

  14 dez, 2015
Papa abre a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão

  13 dez, 2015
Pais perdem guarda dos filhos por serem “muito cristãos”

  13 dez, 2015
Bispos norte-americanos pedem ação urgente contra ‘pecado mortal’ da pornografia

  21 abr, 2015
O número de católicos aumentou 12%


 O que estamos fazendo
 
  1 nov, 2016
… para a galerinha de 08 a 10 anos

  29 jun, 2016
Não perca!