“A Exaltação da Santa Cruz”



14 setembro, 2016


Comentário do Evangelho do dia 14/09/2016
Quarta, Festa da Exaltação da Santa Cruz (Jo 31, 13-17)
Mariana Pacca Louzada – Discípula Corpus Christi


Queridos irmãos e irmãs, hoje é o dia em que a Igreja comemora a Exaltação da Santa Cruz.

O final do Evangelho de hoje diz assim “De fato, Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele”.

A liturgia desse dia deixa isso muito claro. Na primeira leitura o povo de Israel estava praguejando contra Deus e contra Moises, e por isso o Senhor manda contra o povo serpentes que os mordiam e muitos deles morreram. Os Israelitas percebem seu pecado e pedem a Moisés que rogue ao Senhor por eles. Por mando de Deus, Moisés faz uma serpente de bronze e a coloca em uma haste, para que todos aqueles que forem mordidos pelas cobras, ao olhar para a serpente na haste, não morram.

Conseguem notar a semelhança? Deus, sabendo de nossa iniquidade, e mesmo assim e por isso, manda seu Filho, para que nos perdoe de nossos pecados e nos conduza a vida eterna.

Hoje, muito mais de que uma serpente de bronze, temos o próprio Cristo exaltado em sua Santa Cruz para que não morramos mais por causa de nossos pecados. Mas se faz necessário olharmos para Ele, assim como o povo do Antigo Testamento precisava olhar para a serpente na haste. Só Cristo salva.

Essa vida aqui nesse mundo vive nos envenenando, e por muitas vezes buscamos todo tipo de antídoto para essa morte que o mundo de pecados nos dá, mas de nada adiantará, precisamos do antídoto certo. Uma vez ouvi o Padre Paulo Ricardo falando assim em uma pregação “muitas vezes tomamos aspirina para curar nosso câncer”, entendem o que quero dizer?

Se quisermos a verdadeira vida, devemos olhar para o Nosso Senhor em sua Cruz. É olhando verdadeiramente para Ele em sua Cruz que conseguimos abraçar a nossa, e ganhamos a vida que só provém Dele.

Por vezes também nos perdemos no fazer, nas práticas politicamente corretas, nos esforçamos para sermos bons, achamos que isso é o suficiente, e vivemos tudo isso de maneira vazia e esquecemos-nos de convidar nosso Deus, que se encarnou para se unir a nós, para viver intimamente a nossa vida conosco, para nos salvar o quanto for necessário em um mesmo dia. É por essa vida com ansiamos.

Que hoje ergamos nosso olhar para Nosso Senhor exaltado em sua doce Cruz e contemplemos tão maravilhoso mistério de amor por nós. Deus os abençoe





COMPARTILHE ESTA PAGINA


Deixe um comentário

     
 Notícias

  14 dez, 2015
Papa abre a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão

  13 dez, 2015
Pais perdem guarda dos filhos por serem “muito cristãos”

  13 dez, 2015
Bispos norte-americanos pedem ação urgente contra ‘pecado mortal’ da pornografia

  21 abr, 2015
O número de católicos aumentou 12%


 O que estamos fazendo
 
  1 nov, 2016
… para a galerinha de 08 a 10 anos

  29 jun, 2016
Não perca!